A verdade sobre blogs

Blog

O assunto de hoje é um pouco diferente, mas achei que valia à pena tratar dele aqui. Já tem algum tempo que eu venho pensando sobre tudo o que vocês vão ler agora e resolvi dividir com vocês minhas opiniões.

Todo mundo que gosta de ler blogs, seja para se inspirar com imagens bonitas, aprender dicas novas sobre beleza ou moda, ler à respeito das experiências de outras pessoas ou mesmo só para passar o tempo, sabe que existem milhões deles espalhados pela internet. Não é novidade pra ninguém que os blogs tomaram conta do mundo e que a influência deles no comportamento e no consumo das pessoas é enorme!

Sinceramente, eu poderia escrever sobre esse assunto por páginas e páginas – inclusive a minha Monografia de final de curso na faculdade foi sobre o fenômeno das mídias sociais e sua influência no comportamento de consumo das mulheres! – mas vou tentar ser mais objetiva.

Eu mesma leio blogs há muito tempo e sou fã de vários, apesar de hoje preferir passar meu tempo livre no Youtube! Mas, há algum tempo, passei a notar uma coisa chata na graaaande maioria dos blogs (os super famosos inlcluídos!) que me deixa até meio triste. Não sei se estou sozinha nessa opinião, mas me impressiona o quanto os blogs se tornaram superficiais. E não digo superficiais em relação ao conteúdo! Moda, maquiagem, viagens e afins sempre serão considerados assuntos superficiais por muita gente e eu não julgo quem pensa assim! Ninguém pode mesmo achar que esses assuntos são os mais importantes do mundo, né? Quando falo da superficialidade, quero dizer em relação à falta de conteúdo relevante sobre qualquer assunto mesmo. Hoje já não suporto mais “ler” (ler blogs já ficou até difícil, já que muita gente mal mal escreve alguma coisa!) posts que se baseiam apenas em 15 fotos – miiiinimamente diferentes entre si, vale dizer – da mesma menina, com a mesma roupa, sem conteúdo nenhum.

Eu adoro moda, adoro maquiagem, adoro viajar, adoro ler, adoro fazer compras e tudo mais que os blogs falam sobre. Mas acho que o sentido dos blogs se perdeu muito! Lááá atrás, a essência de um blog era partilhar dicas, mostrar seu dia-a-dia, falar sobre coisas legais, etc, e não SE mostrar… Hoje essa essência se perdeu muito e, sinceramente, já precisei parar de ler vários blogs que eu adorava porque não tem mais conteúdo interessante nenhum. São apenas milhares de fotos com roupas lindas e que não dizem nada.  Isso cansa… Pelo menos a mim cansou.

Quer falar de moda, de maquiagem, de lifestyle, de viagens, de compras? Fale mesmo! São assuntos super legais e que muuuita gente adora! Mas então vamos falar de verdade? Vamos buscar acrescentar algo à alguém ao invés de nos exibir sem nos importar com a mensagem por trás disso? Acho que o descaso de muitas blogueiras com o conteúdo do blog é até falta de respeito com os leitores. Você tem um blog de moda? Então dê dicas sobre o assunto, ensine alguma coisa, explore esse universo de forma mais interessante e rica! Ficar só na sessão de fotos vazia é que não dá…

Eu sei que muita gente curte blogs assim e não se importa com isso. Mas para quem, assim como eu, sente falta de conteúdo e de sentir que aquela pessoa realmente tirou um tempo do seu dia para escrever aqueles posts da melhor maneira possível, ainda existe muita gente que se preocupa com isso e faz questão de se dedicar muuuito ao espaço que criou na internet.

Alguns blogs que eu amo pelo cuidado com a informação, com as imagens e com o conteúdo são os seguintes: Alê Garattoni, Dia de Beaute, Garotas Estúpidas, Into the Gloss, Amelia Liana, In the Frow, Cupcakes and Cashmere e Sarah Loves Makeup. Esses são os primeiros que me vêm à cabeça e que leio regularmente, porque, a cada vez que os acesso, sinto um cuidado sincero com a escrita (a quantidade de erros de português cometidos por blogueiras grandes por aí é assustadora!!!), com os assuntos tratados e com o “cliente” – o leitor, nesse caso – em geral.

É claro que tudo isso não passa da minha opinião e eu sei que muita gente adora blogs apenas pelas imagens de moda, por exemplo. Não tem nada de errado com isso! Apenas não é o meu estilo e eu queria falar um pouco disso aqui, caso alguém se identifique comigo. Adoro ler blogs que me acrescentam algo, mesmo que seja “apenas” inspiração! Me dá prazer ver que aquela pessoa gastou um tempo criando aquele conteúdo e não escreveu apenas 2 linhas com pressa porque não se importa comigo – e com todos os seus leitores – o suficiente.

Bom, chega de desabafo! Espero que vocês tenham me entendido! Se tiverem algo para falar sobre esse assunto, é pra isso que servem os comentários abaixo! Vou adorar ler!

Um beijo,

Sofia

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Interessante (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Newsletter

Curtiu nosso conteúdo e quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine nossa newsletter pra receber, uma vez por semana, o resumo das coisas mais incríveis que encontramos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *