As 10 melhores dicas de beleza dos últimos tempos, pasmem, por Clarice Lispector

Clarice Lispector

Quem acha que dar dicas de beleza é coisa atual, não teve o prazer de se deparar com os conselhos interessantíssimos de Clarice Lispector sobre o assunto. Até pouco tempo eu também não conhecia esse lado da autora – e não era pra menos, já que tudo que ela escrevia sobre esse mundo era sob pseudônimos variados! – mas, finalmente, fui apresentada a esse conteúdo delicioso que ela também produzia!

Achei aqui em casa o livro “Só Para Mulheres”, uma seleção de textos organizados conforme essa temática, todos decifrando o retrato, o cotidiano, o destino, a arte da sedução e o olhar atento da mulher contemporânea, sob a perspectiva da incrível Clarice.

Me chamou a atenção, especialmente, as inúmeras passagens sobre beleza – claro!-, nas quais ela dá dicas práticas como usar certos ingredientes para curar olheiras e dicas igualmente importantes como sorrir mais para alcançar lábios mais bonitos! O olhar da autora sobre temas femininos é tão legal, que escolhi alguns dos melhores conselhos de beleza dela para partilhar aqui! Alguns são muito engraçados, uns impressionantemente atuais, outros bem práticos e outros ainda nos fazem pensar em tudo mais que engloba beleza, que, sabemos bem, vai muito além da aparência! Aproveitem!

1- Aparência: tudo tem jeito

“Se você pensa que ‘nasceu’ assim, e não tem jeito, fique certa de que está é desistindo de alguma coisa muito importante: de sua própria capacidade de atrair. Quer saber de uma coisa? Obesidade tem jeito. Cabelos sem vida têm jeito. Rosto sem graça tem jeito. Tudo tem jeito. O remédio? O remédio é não ser uma desanimada triste. E o outro remédio é ter como objetivo ser um ‘você mesma’ mais atraente – e não o de atingir um tipo de beleza que nunca poderia ser seu.” – Mais atual impossível, né?

2- Os espelhos da alma

“Para os olhos serem belos, não basta, porém, que sejam grandes, de um colorido especial ou maquiados com requinte. É preciso que neles haja algo mais. Pois, sendo ‘os espelhos da alma’, devem refletir doçura, compreensão, inteligência. Em resumo, mais importante do que os olhos é o olhar.”

3- Quem é que você deve imitar?

“A questão toda está aí: você deve imitar você mesma. O que quer dizer: seu trabalho é o de descobrir no próprio rosto a mulher que você seria se fosse mais atraente, mais pessoal, mais inconfundível. Quando você ‘cria’ seu rosto, tendo como base você mesma, sua alegria é de descoberta, de desabrochamento.”

4- Rosto novo em alguns instantes (truque de lutador de boxe)

“Mas suponhamos que você precise ir a uma festa ou a qualquer outra reunião, onde queira ‘estar bem’. Naturalmente, não pode eliminar às pressas o motivo real de sua aparência cansada. Poderá, no entanto, em alguns instantes, ‘levantar’ o rosto, dar-lhe maior vivacidade – e mesmo emprestar aos ohos aquele brilho que reflete ânimo novo. Experimente, por exemplo, seguir este conselho: prenda os cabelos, desnudando a nuca. Molhe um pano com água bem fria, esprema-o e aplique-o na nuca. Renove várias vezes a compressa. Você se sentirá, imediatamente, mais disposta. Nunca reparou que os lutadores de boxe, entre um round e outro, são submetidos a esse rápido tratamento? Pois, antes de enfrentar novas luvas, use o mesmo tônico.”

5- Beleza em série

“Influenciada pelo cinema, a mocinha escolhe uma artista de bastante renome e passa a ser o seu carbono. Imita-lhe o penteado, a maquiagem, o riso, os gestos, as modas, às vezes até o tom de voz. (…). Despersonalizadas, essas pobres imitações jamais conseguem sucesso, pois o que fez a fama daquelas estrelas não foi o cabelo penteado dessa maneira, nem foi o sorriso dengoso de dedinho na boca, nem foi aquele olhar cheio de convites. Foi a personalidade, o talento, a graça, e estas nenhum cabeleireiro, nenhum maquiador, nenhum trejeito, estudado diante do espelho, lhes darão.

6- Valorize seus olhos

“Os olhos devem ser valorizados ao máximo. (…). Mais do que os cuidados de maquiagem com os olhos, o que importa é ter um olhar suave, compreensivo e luminoso. Tudo isso se consegue, de dentro para fora. Os pensamentos bons, humanitários, os ideais elevados, e, sobretudo a bondade, imprimirão ao seu olhar aquele ar inconfundível de encanto e juventude que nem os anos e as rugas conseguirão esconder”

7- E suas mãos?

“Bonita mesmo. Mas – e as mãos? Feias… Então já não se pode dizer ‘bonita mesmo’. O que fazer? Mil coisinhas. (…). E os gestos? Os gestos são a alma das mãos. E não dependem de manicure. Dependem de você mesma.”

8- Lábios que enfeitam o rosto

“Do desenho dos lábios depende grandemente a expressão de todo o rosto. Um rosto não pode ser verdadeiramente desagradável se é enfeitado por lábios macios, sorridentes, bem delineados. Talvez a natureza não lhe tenha dado a boca de que você precisa para ter uma fisionomia harmoniosa. Coopere com… a natureza, então, sem se esquecer de que ela jamais erra completamente: isto quer dizer que, corrigindo as imperfeições de seus lábios, procure não exagerar essas correções.”

9- As artistas de cinema

“Clara Bow – na qual foi descoberto o fenômeno do it… O que é it? Essa pergunta equivale a perguntar-se: o que é o “quê”? Pois it é algo indefinível, que independe mesmo da beleza. É algo que atrai, um magnetismo que está ali, e não se sabe como e por quê. It é o que todas as mulheres gostariam de ter. Vale mais que a beleza.”

10- O que as unhas dizem… (E o que eu digo)

“Um dos bons modos de fazer com que as adolescentes parem de roer unhas, é mandá-las uma vez por semana à manicure. Quando as unhas estão com verniz a mocinha pensa duas vezes antes de estragá-las com os dentes. Tornar uma pessoa digna de ter vaidade significa dar-lhe importância. E quem se sente importante procura elevar-se à altura de sua própria importância. Estou vendo que comecei falando em unhas e terminei em conversa diferente. Um dia voltarei a falar na importância de ser importante.

É pra pensar um pouquinho, né?

 

O que você achou desse post?
  • Ótimo (2)
  • Interessante (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1
Newsletter

Curtiu nosso conteúdo e quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine nossa newsletter pra receber, uma vez por semana, o resumo das coisas mais incríveis que encontramos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *