Bons sonhos: dicas para dormir melhor

Quem me conhece bem vai até rir desse post! Tudo que vou falar aqui é pura hipocrisia, hahaha! Eu sou daquelas pessoas (sei que não estou sozinha!) que detesta dormir cedo e acordar cedo e me sinto infinitamente mais viva e produtiva à noite e madrugada adentro. Mas, como todo mundo sabe, esses hábitos não são nada saudáveis e eu tento lutar contra eles há alguns bons anos… Acho que tenho obtido alguma melhora ultimamente (apesar de estar longe de ser um exemplo) e cada dia que durmo e acordo mais cedo é uma enorme vitória pra mim! Como estou sempre buscando maneiras de alcançar esses objetivos, vou partilhar aqui algumas alternativas que têm me ajudado e outras que, apesar de não praticar (ops!), sei que ajudam muita gente.

bed time

1) Tomar banho antes de dormir

Não era uma coisa que eu fazia sempre, mas tenho notado que tomar um banho, mesmo que seja rápido, perto da hora que pretendo dormir, tem me ajudado a relaxar e a “aceitar” que o fim do meu dia está chegando. (Eu sei, que drama né? hahaha mas quem AMA ficar acordado até 2,3 da manhã entende do que estou falando… Me dá uma certa ansiedade pensar que vou precisar desligar tudo e ficar completamente isolada até dormir!)

2) Tomar uma bebida quente

Essa eu não pratico porque minha nutricionista não permite, hahaha! Mas se eu pudesse, com certeza tomaria uma xícara de leite com toddy bem quentinha, em uma caneca bem fofa, enquanto leio um livro! Só essa ideia já me relaxa, haha! Pra quem preferir um chá calmante ou um leite quente puro, essa é a hora ideal do dia para curtir um momento só seu e se aconchegar no seu quarto enquanto se prepara pra dormir.

3) Desligar telefones, laptops, tablet, televisão…

Vou confessar que esse é o passo mais difícil pra mim e ainda não consigo praticar quase nunca. O telefone até largo antes, depois de atualizar o Instagram umas 10 vezes, haha! Mas o laptop… desse ainda não consigo me desgrudar. Deitar na minha cama e assistir a milhares de vídeos de beleza e depois a algum seriado é, sem dúvida alguma, meu momento preferido do dia. Então, o que tenho feito é tentar assistir menos vídeos (eram muitos, eu não tinha limites, haha!) ou vídeo nenhum, e colocar o seriado (nada me relaxa mais que Friends!). Costumo dormir durante o terceiro episódio mais ou menos e ai desligo o computador e coloco no chão. Mas esqueçam isso tudo (a hipocrisia aí!) e desliguem tuuudo pelo menos 15 minutos antes de deitar. Quando deitar, não mantenha contato com mais nada e foque apenas no seu bem estar e na deliciosa noite de sono que você está prestes a ter. As luzinhas acesas pelo quarto (de carregadores na tomada, da televisão, etc) prejudicam muito também! Tente desligá-las ou tampá-las com alguma coisa.

4) Melatonina

Para quem não sabe, melatonina é o hormônio responsável por regular nosso sono quando o ambiente está calmo e escuro. No entanto, tomar cápsulas de melatonina de 40 a 60 minutos antes de dormir ajuda muuuuito a pegar no sono. Desde que comecei a tomar uma cápsula antes de dormir percebi uma diferença absurda no tempo que levo pra ter sono de verdade e dormir. Se antes a noite era uma criança e o sono pesado não vinha antes das 3hs da manhã, agora, uns 45 minutos após a ingestão do comprimido durmo com facilidade. Não tem contra-indicação pois é um sonífero natural. Além disso, quem faz uso dela acorda bem disposto e descansado! Tudo de bom, né? Não fico mais sem! Compro nos Estados Unidos mas sei que vende aqui em lojas de suplemento!

5) Ler um livro

Já disse que meu vício noturno é mesmo o laptop, mas tenho tentado muito substituir por um livro! Ler um bom livro quando você já está deitado e se preparando para pegar no sono é ótimo, pois te distrai e te ajuda a relaxar, acelerando a chegada do sono. De preferência opte por uma história mais lenta no lugar de uma que você não consiga largar!

6) Diminuir a temperatura do quarto

Essa faz muita diferença pra mim e descobri há pouco tempo. Sou muito friorenta e, por isso, quase não uso o ar condicionado do meu quarto. Mas percebi que, quando a temperatura está mais baixa, eu sou obrigada a me aconchegar debaixo das cobertas de uma forma tão confortável que me ajuda a dormir mais rápido! E descobri que isso não é invenção minha! Esse hábito vem do tempo do homem das cavernas (literalmente) que só dormia em locais frios. Diminuir a temperatura do nosso quarto, portanto, nos leva de volta às nossas raízes e nos faz dormir melhor! Interessante, né? Abra uma janela, compre um ventilador ou ligue o ar condicionado!

7) Acender uma vela

É um hábito que criei de alguns meses pra cá mas que me ajuda MUITO a relaxar! Acender uma vela cheirosa e apagar as luzes do quarto deixa o ambiente tão aconchegante que seu cérebro vai entender bem mais rápido que já é hora de se desligar. Experimente, é muito gostoso!

8) Lembrar que os problemas não se resolverão durante a noite

Das reclamações mais constantes de quem não consegue desligar a mente e pegar no sono é escolher esse momento pra pensar nos problemas e preocupações. Todos nós fazemos isso e eu sempre achei a maior perda de tempo do mundo. Por que? Simplesmente porque nada que esteja te preocupando vai ser resolvido entre 11hs da noite e 7hs da manhã. Isso é um fato, nós sabemos disso, mas esquecemos de nos forçar a ignorar os problemas nesse período. Vale tentar mais um pouco e relaxar de verdade. O dia seguinte está logo ali pra te ajudar com suas preocupações.

 

Espero que as dicas tenham sido válidas!

Um beijo,

Sofia

 

 

 

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Interessante (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Newsletter

Curtiu nosso conteúdo e quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine nossa newsletter pra receber, uma vez por semana, o resumo das coisas mais incríveis que encontramos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *