Como descobrir E cuidar do seu tipo de pele

O cuidado com a pele é o primeiro e principal passo para o sucesso da maquiagem. Além disso, mesmo que você não se interesse tanto por maquiagem, ter uma pele saudável e bem cuidada é sempre importante. Seu rosto é seu cartão de visitas e uma pele bem cuidada transmite uma imagem melhor sobre você. Ninguém precisa se desesperar se não nasceu com a pele perfeita porque, afinal, poucas pessoas têm essa sorte! Mas você pode -e deve – se esforçar para ter a melhor pele possível!

O resto a gente esconde com maquiagem ; )

Como descobrir E cuidar do seu tipo de pele

O post ficou grande, mas não tem problema, é só você ler apenas sobre o seu tipo de pele!

Antes de mais nada, é necessário descobrir qual o seu tipo de pele, para então aprender a cuidar dela. O jeito mais simples de fazer isso é a partir do seguinte teste: ao acordar, passe um lencinho limpo no rosto, antes de lavá-lo ou aplicar qualquer produto. Aqui estão os resultados que você pode encontrar:

Pele normal: o lencinho não apresenta traços de óleo e a pele está consideravelmente elástica e flexível;

Pele seca: o lencinho também não apresenta traços de oleosidade, mas a pele está seca, nada ou pouco flexível e com textura mais grossa;

Pele oleosa: o lencinho apresenta pontos de oleosidade e o rosto está claramente oleoso, especialmente no nariz e testa;

Pele mista: o lencinho apresenta traços de oleosidade quando passado no nariz, testa e queixo, mas permanece limpo quando passado nas bochechas;

Pele sensível: o teste nem é necessário para quem tem esse tipo de pele, pois a pele sensível reage consideravelmente mal a várias coisas, como luz solar forte, desidratação e a maioria dos produtos cosméticos

Cuidando de cada tipo de pele

Pele normal: é a pele mais fácil de cuidar! Procure nos rótulos dos produtos qual sua função e escolha aqueles específicos para peles normais! A pele normal raramente apresenta cravos e espinhas ou alergias de qualquer tipo, mas, mesmo quando isso acontece, ela recupera seu brilho natural rapidamente com o uso dos produtos certos. Você precisa de um sabonete facial suave, nada agressivo, que também já servirá para tirar sua maquiagem – exceto se ela for muito pesada, claro! É necessário manter a pele sempre hidratada com cremes ou gel hidratante. Procure usar uma máscara hidratante uma vez por semana para que a pele não perca sua aparência flexível e acabe ficando ressecada. É aconselhável também que você invista em algum sérum ou creme diurno e o aplique todas as manhãs, para manter sua pele nutrida e saudável ao longo do dia. À noite, um creme noturno e um creme para a região dos olhos também são imprescindíveis para regenerar as células de sua pele enquanto você dorme e prevenir o envelhecimento.

Pele seca: a pele seca requer cuidado especial, principalmente durante os meses de inverno. É muito importante limpá-la regularmente para desentupir os poros, já que poros obstruídos diminuem a produção de sebo, que hidrata a pele naturalmente. Use um sabonete de consistência leitosa para garantir que o processo de limpeza não ressecará ainda mais a pele. Evite lavar o rosto muitas vezes por dia para que ele não perca muito de sua hidratação natural. Para isso, basta lavá-lo pela manhã, antes de aplicar a maquiagem, e a noite, antes de dormir.  Produtos a base de álcool, como toners, devem ser evitados, pois ressecam ainda mais a pele. Opte por um toner a base de mel ou menta, se possível. Para hidratar o rosto, abuse dos cremes hidratantes (recomendo demais o Embriolysse, creme encontrado nas farmácias francesas ou na internet, ele é o melhor!), especialmente os que possuem vitamina E em sua composição! A vitamina E tem alto poder de hidratação além de prevenir rugas e linhas de expressão! Não se esqueça de usar um creme para os olhos, já que essa região é naturalmente muito sensível e, consequentemente, mais seca. Usar óleos de massagem no banho antes de se ensaboar, como óleo de coco, de amêndoas e até mesmo azeite, ajuda a manter a pele hidratada após o banho. Procure tomar banhos mornos e rápidos e, depois do banho, sempre aplique um hidratante corporal potente enquanto a pele ainda está úmida, para que ele penetre melhor na pele (o mesmo vale para o rosto)!

Pele oleosa: a pele oleosa possui uma barreira natural contra a perda de óleo, e, por isso, é permitido evitar hidratantes muito fortes. Porém, no inverno, ela pode apresentar características de pele seca (meu caso!) e ai um hidratante mais poderoso é must (meu preferido para os meses de inverno é o Embriolysse, encontrado nas farmácias francesas ou na internet!). Como todo mundo já sabe, manter a pele oleosa limpa é essencial para evitar acne. O recomendado é levar o rosto de duas a três vezes por dia (não mais que isso!) para que os poros não sejam obstruídos com o óleo, causando o aparecimento de cravos e espinhas. Produtos que contenham ácido salicílico são os mais indicados para esse tipo de pele, por limpar mais profundamente e ajudar na prevenção e combate à acne. Evite os produtos que contenham sulfatos em sua composição. Outra coisa muito importante para quem tem pele oleosa é fazer a esfoliação do rosto de uma a duas vezes por semana, para remover a pele morta e limpar os poros com profundidade! Como falei nesse post aqui, a pele oleosa também precisa de hidratação, então não pule essa etapa por medo de deixá-la mais oleosa! Os produtos certos te ajudarão a manter a pele muito mais saudável e bonita! Opte por hidratantes em forma de sérum ou gel, eles são mais fáceis de se adaptar à pele oleosa. Para filtro solar, escolha uma fórmula leve e oil-free, facilmente encontrados em todas as marcas! Não se esqueça que fazer limpeza de pele eventualmente é muuuito importante! Peça para seu dermatologista te recomendar com qual frequência você deve realizar o procedimento, já que cada pele tem uma necessidade diferente!

Pele mista: escolher produtos que funcionem para as regiões secas e oleosas do rosto de quem tem pele mista pode ser bem difícil já ninguém quer usar dois produtos diferentes para cada parte, né? A boa notícia é que a maior parte das marcas tem em suas linhas produtos específicos para pele mista.  E se você tem algum dos problemas recorrentes em peles mistas, por exemplo, acne, você pode usar um produto para essa função nas áreas em que necessita e usar um hidratante ao redor dos olhos e nas bochechas caso elas sejam mais secas! Produtos ricos em antioxidantes são muito bons para peles mistas também. Se o maior problema da sua pele mista é a oleosidade, invista em produtos em gel de textura leve, séruns e loções. Caso você use um produto e perceba que ele te deu espinha, provavelmente você tem alergia a algum ingrediente presente em sua fórmula. Tire-o de sua rotina para testar! Se a pele melhorar, você já encontrou o culpado! Para lavar o rosto, opte por um sabonete leve, de preferência solúvel em água, para evitar o ressecamento e irritação da pele. Para controlar o aparecimento de cravos e espinhas invista em produtos de consistência em gel ou espuma! Caso a pele esteja queimada de sol ou irritada, a melhor opção é uma loção limpadora. Se você não abre mão de tônicos, opte por produtos sem álcool, mentol ou fragrâncias. Evite também óleos cítricos na composição do seu tônico. Nunca se esqueça que, independente do tipo de pele e do tamanho da sua exposição ao sol, protetor solar é imprescindível. Usar hidratante nas regiões mais secas – não aplique nas regiões oleosas! – da pele também ajuda a evitar problemas

Pele sensível: esse é, provavelmente, o tipo de pele mais difícil de cuidar, pois pode se irritar facilmente com qualquer produto. A principal dica para quem tem pele sensível é sempre procurar produtos sem fragrância e sem perfume. As fragrâncias são as maiores responsáveis, à frente de todos os outros ingredientes presentes nos produtos cosméticos, por causar reações alérgicas na pele. Evite também produtos com muitos conservantes e produtos químicos em sua composição – ler o rótulo antes de comprar é essencial!  Produtos que contenham álcool são proibidos para esse tipo de pele, pois a ressecam e a deixam mais vulnerável a irritações. Maquiagens à base de óleo também devem ser evitadas. Antes de comprar qualquer produto, teste-o em uma pequena área de sua pele que não é tão visível – não precisa ser no rosto – para garantir que ele não causará nenhuma reação alérgica em sua pele. Invista em produtos hipoalergênicos  e, ao invés de sabonetes faciais, use um produto mais leve e suave para limpar a pele. Para hidratar, use hidratantes à base de água e não se esqueça do filtro solar quando for sair de casa, já que a pele sensível se queima muito mais facilmente no sol. Quando sua pele aparentar sinais de irritação, evite usar maquiagem nessas áreas, pois ela pode agravar a situação. Outra dica valiosa é não esfregar a toalha no rosto quando for secá-lo; apenas pressione, gentilmente, uma toalha limpa.

Espero que esse post ajude a melhorar seus cuidados com a pele! Lembrando que é sempre bom consultar um dermatologista; ele é quem tem as melhores dicas para sua pele e suas necessidades específicas!

Beijos,

Sofia

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Interessante (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Newsletter

Curtiu nosso conteúdo e quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine nossa newsletter pra receber, uma vez por semana, o resumo das coisas mais incríveis que encontramos!

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *