Como encontrar o seu estilo

I love your style

Todo mundo sabe que a forma como nos vestimos diz muito sobre a gente. Por menos que você se preocupe com moda, estilo, etc, as pessoas à sua volta estão tirando conclusões sobre você já no primeiro contato! E pensar sobre isso não significa ser superficial não! Se vestir é uma tarefa diária, então por que não tirar proveito disso?

Em um curso de Branding que fiz recentemente, o livro I Love Your Style, da Amanda Brooks, foi muito recomendado pelo professor, como uma bíblia pra quem quer entender mais sobre moda e apurar seu estilo próprio (pra quem tiver interesse, comprei na Amazon brasileira por R$76,00 a versão em inglês – acho que ainda não existe traduzido! Obs: o preço aumentou para R$102,00!!). Ainda estou no início da leitura mas já virei fã! Ele é realmente essencial pra quem curte esse assunto, super informativo, bem escrito, com muito conteúdo, muitas fotos, zero chato de ler e muito útil!

I love your style

Algumas dicas valiosas já aparecem no início do livro, depois da autora contar sua trajetória no mundo da moda e antes de aprofundar nas 6 categorias de estilo que ela define – clássico, boêmio, minimalista, high fashion, urbano e eclético – e nos 4 tipos de compras possíveis no mundo da moda – básicos, cheap chic, designer e vintage -! Algumas delas achei ótimas de compartilhar aqui:

  1. “Insist on yourself. Never Imitate.” : a frase de Ralph Waldo Emerson, escritor americano, abre uma parte importante do livro, que afirma que só se encontra seu estilo quando se conhece muito bem. O estilo tem que refletir quem você é, então quanto mais experiência de vida, auto-conhecimento e maturidade, mais bem definido o seu estilo vai ser! Invista em você – é um conselho pra vida, né?
  2. Cometa erros: evolução é resultado de muita tentativa e erro! Não dá pra querer ser expert em uma coisa sem antes se jogar – e falhar! – algumas vezes. Experimentação é super importante para encontrar seu estilo definitivo. Monte uma pasta de looks para servir de inspiração na hora de se vestir e mantenha o foco! Também não se esqueça de observar as pessoas à sua volta para começar a entender do que você realmente gosta e o que não tem nada a ver com você.
  3. Escreva sua história de estilo: essa é uma das dicas que eu vou colocar em prática com certeza! Tire um tempinho para refletir – e anotar! – sobre sua caminhada no universo da moda, lembrando de como você se vestia desde criança/adolescente e quais pessoas e referências te influenciavam/influenciam – amigos, pais, familiares, um lugar, um trabalho, programas de tv, etc – e pense sobre quais memórias de estilo te deixam feliz e quais te fazem querer sair correndo!
  4. Pergunte-se: para começar a entender melhor o seu estilo, é importante encontrar respostas para uma série de perguntas. Quais proporções mais te valorizam? Quais cores e tecidos você mais gosta? Qual mensagem você quer passar através do seu look? Quais as peças do seu guarda-roupas você mais repete?
  5. Esforce-se: estilo não vai aparecer do nada na sua vida. Fazer um esforço na hora de se vestir é muito importante, buscando sempre pensar na produção antes de sair correndo pela porta. Tire alguns minutos por dia para se vestir com calma e estratégia!

“As pessoas me perguntam ‘como posso ser estilosa, como posso ser elegante e o que posso vestir?’ Minha única resposta é: estude! Você precisa aprender.” – Miuccia Prada

 

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Interessante (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Newsletter

Curtiu nosso conteúdo e quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine nossa newsletter pra receber, uma vez por semana, o resumo das coisas mais incríveis que encontramos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *