Como fazer a base durar o dia todo

Como fazer a base durar mais

Quantas vezes você já se olhou no espelho no meio do dia e se perguntou o que aconteceu com a base que aplicou de manhã? Essa situação chata acontece mais frequentemente do que gostaríamos, mas a boa notícia é que tem solução!

As dicas desse post foram tiradas de um vídeo do expert Wayne Goss, maquiador britânico mega consagrado e que entende como ninguém do assunto! E olha, é pra seguir de olhos fechados porque funcionam muito!

Abaixo estão os 5 principais motivos para sua base não durar na pele:

1 – A base usada não tem pigmento suficiente

O primeiro possível motivo para a sua base não durar tanto na pele pode ser a baixa pigmentação dela. A grande maioria das bases existentes no mercado possuem de 10 a 20% de pigmento na formulação, e essa quantidade está diretamente relacionada ao nível de cobertura que a base oferece. Algumas bases de muuuita qualidade, de marcas internacionais, possuem até 50% de pigmento e entregam uma super cobertura! BB creams, bases aquosas e finas, por sua vez, possuem super pouco pigmento e somem mais rápido da pele. O negócio aqui é procurar uma base mais pigmentada, para que ela cubra mais a sua pele e permaneça intacta por mais tempo.

2 – Óleo não se mistura com silicone ou água 

A grande maioria das pessoas tem em casa bases com silicone na fórmula. O que acontece muito é que, a mesma pessoa que usa esse tipo de base pode usar um hidratante facial ou outro produto de cuidado com a pele antes da base que possua óleo na fórmula. E silicone e óleo não se misturam. Sua base vai escorregar por cima do óleo do hidratante e não vai se fixar à sua pele. O mesmo acontece com bases à base de água – como a famosa Face and Body da MAC -, quando aplicada sobre um hidratante oleoso. Outro erro é usar o hidratante oleoso primeiro e em seguida um primer à base de silicone – a maioria dos primers é assim! – e ainda a base também de silicone! Percebe como silicone e água não se dão bem com óleo? O segredo é ler os ingredientes dos seus produtos de pele, assim como os da base, pra ver se eles combinam! É por isso que as marcas costumam lançar uma linha completa de produtos para a pele, primers e bases, já que assim elas garantem a boa interação entre eles, pois controlam sua fórmula! Quer usar uma base com silicone? Use um primer e/ou hidratante de mesma natureza e sua base vai durar o dia inteiro! Esse, provavelmente, é o erro mais comum entre as pessoas. Procure sempre produtos compatíveis!

3 – Você não está assentando sua base corretamente

Se quiser que sua base dure mais tempo, é imprescindível assentá-la com um pó facial, de preferência translúcido e solto. Melhor ainda é usar uma esponja para esse fim, já que assim você consegue fazer o pó entrar de verdade na pele, ao invés de espalhá-lo pela pele, arrastando a base que está por baixo, como acontece com um pincel! No minuto 3:45 do vídeo do Wayne (a íntima!) você pode ver exatamente como deve ser a aplicação do pó para o melhor resultado possível! E não, aplicar pó no rosto não é tão simples quanto parece e a maneira como você executou essa tarefa a vida inteira provavelmente está errada. Vale o clique no vídeo! As áreas do rosto que você pode assentar dependem da sua necessidade. Pode ser o rosto todo ou apenas a famosa zona T, por exemplo.

4 – Você não está usando quantidade suficiente de pó 

Não precisa ter medo do pó facial. O importante é garantir que o pó que você usa – de preferência – seja solto, translúcido, super fininho e de qualidade! O pó compacto também pode ser usado, mas normalmente entrega um efeito mais pesado e menos natural do que o pó solto, além de exigir o uso de pincel e não da esponja. No minuto 4:26 do vídeo, Wayne mostra como aplicar o pó na esponja para que a quantidade usada no rosto seja a ideal! Again, vale o clique! Alguns pós indicados e usados por profissionais para essa tarefa são: Laura Mercier, Ben Nye, Makeup Forever e RCMA. (Ben Nye e RCMA são marcas profissionais – de preço mega acessível! – difíceis de encontrar no Brasil, mas nos Estados Unidos é legal pedir pela internet!)

5 – Você não está usando um spray fixador de maquiagem

O spray fixador não é bobagem, como muita gente acredita. É um passo essencial para quem deseja prolongar a vida da base – e da maquiagem toda! – no rosto. Logo depois de assentar a base com o pó, seguindo as dicas acima, aplique um spray fixador de qualidade (!!!) no rosto fazendo um movimento de X e depois de T, para que toda a pele receba um pouco do produto. Pronto. Alguns sprays de qualidade são: Skandinavia (vende na Ricky’s, em Miami e NY!), Urban Decay All Nighter e MAC Fix +.

 

Como maquiadora e usuária dessas dicas, garanto que funcionam muito! Principalmente as de número 2, 3 e 4: life changing!

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Interessante (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
3
Newsletter

Curtiu nosso conteúdo e quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine nossa newsletter pra receber, uma vez por semana, o resumo das coisas mais incríveis que encontramos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *