Guia definitivo para escolher base

Guia definitivo para escolher base

A maioria das pessoas concorda que a pele é o passo principal da maquiagem. Não dá pra negar que uma pele bem cuidada e bem feita faz toda a diferença no resultado da make, né?

Já falei desse assunto em alguns posts (esse aqui fala de formas de aplicação de base, esse aqui ensina a descobrir e cuidar do seu tipo de pele, esse é dos que mais amo, sobre como atingir a pele perfeita e esse fala de bases para pele oleosa!), mas hoje vamos explorar ainda mais o tema.

Escolher uma base não é tarefa fácil, já que o mercado cresceu exponencialmente nos últimos anos e as opções e promessas são infinitas! Mas calma! Chega de indecisão e de gastar dinheiro à toa. A seguir, você encontra todas as informações que precisa para virar expert no assunto!

O guia de base

As 3 primeiras coisas a se considerar, antes de comprar uma base são: qual acabamento (opaco, luminoso ou neutro), tipo de cobertura (alta, média ou baixa) e tipo de fórmula (líquida, mousse, pó, bastão, cremosa) você deseja em uma base. Antes de tomar essas decisões você não está pronta para passar o cartão e as chances de acabar com o produto errado em mãos são altas. Caso essas 3 características ainda não sejam claras pra você, procure testar alguns tipos de base em lojas, ou de amigas, para ver o que você gosta mais e o que melhor se adapta às suas necessidades.

 

TIPOS DE BASE:

 
1) BASE LíQUIDA:

A base líquida, quando é bem fluida, é ideal para dar uma cobertura mais leve e um acabamento mais luminoso, de pele bem saudável. O aspecto dela na pele fica mais natural e é ótima para o dia-a-dia ou para quem não gosta de parecer muito maquiada!

2) BASE CREMOSA: 

Aqui entram as bases em creme de verdade (que vêm, geralmente, em paletas com várias cores, mais indicadas para profissionais) e as bases líquidas com textura mais cremosa e menos aquosa. As primeiras adicionam mais cobertura e são mais indicadas para festas e eventos noturnos. Elas deixam a pele impecável e devem ser usadas com cuidado para não pesar! Já a do segundo tipo é a mais conhecida por todo mundo, já que englobam a grande maioria das bases do mercado! Elas existem em acabamento opaco, ideal para peles oleosas, e mais luminoso, bom pra quem gosta de um “glow” a mais ou pra quem tem pele seca! As luminosas também ficam mais bonitas em festas noturnas!

3) BASE EM MOUSSE:

Geralmente oferecem cobertura média e acabamento mais opaco, com algumas excessões que tendem a ser bem oleosas! Pra quem gosta dessa textura, ela é ideal para peles mistas!

4) BASES EM PÓ:

São ótimas para peles oleosas ou mistas e para quem gosta de um acabamento bem sequinho. Além disso, são muito práticas de retocar, já que é só jogar na bolsa e usar a própria esponjinha que vem junto durante o dia. A cobertura desse tipo de base costuma ser média. Aqui, o cuidado com o excesso é imprescindível, já que o acabamento pode ficar super pesado rapidamente!

5) BASES EM BASTÃO:

A cobertura desse tipo de base costuma ser média ou alta, já que o produto é aplicado de forma bem concentrada por causa do formato em bastão! Elas costumam dar um acabamento bem bonito, mais natural e não muito opaco ou muito luminoso. Funciona em todos tipos de pele!

 

Vale lembrar: a maioria das bases permite a construção de camadas extras para aumentar sua cobertura. Mas tome muito cuidado pra não exagerar! Um rosto 100% coberto não é mais bonito que um rosto com algumas marquinhas aparecendo! Já para diminuir a cobertura de uma base que você adora, basta misturá-la no dorso da mão com um pouco de hidratante ou um primer mais fluido!

Vale lembrar 2: não exagere na dose! Base demais deixa a aparência da pele pesada e perceptivelmente “falsa”. Sabemos que a promessa de esconder tudo que não gostamos no nosso rosto é tentadora, mas lembre-se de não ter medo de se mostrar como você é! Uniformizar o tom de pele já é mais que suficiente para ficar com uma pele legal.

 

Pronto! Agora sim, vamos às compras!

 

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Interessante (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Newsletter

Curtiu nosso conteúdo e quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine nossa newsletter pra receber, uma vez por semana, o resumo das coisas mais incríveis que encontramos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *