Motivação para segunda-feira de manhã

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Imagem: Pinterest

Toda segunda-feira de manhã, quando a gente abre as redes sociais, milhares de posts representando o sofrimento do início da semana tomam contam dos feeds de todo mundo. Isso me incomoda muito por dois motivos: o primeiro é que tudo que é repetitivo demais fica chato. Ver o mesmo estilo de foto e ler as mesmas palavras toda segunda-feira é muito cansativo! O segundo motivo é que, se você pensar bem, é um absurdo ficar sofrendo a cada 7 dias e achar que é assim que deve ser.

Por mais que todo mundo tente te convencer de que acordar com o pé errado na segunda-feira é normal, pode ter certeza de que não é. E o pior é que, geralmente, esse sofrimento se extende para o resto da semana! Não dá pra sofrer por antecipação antes do final de semana começar já pensando que ele vai acabar e depois sofrer porque ele acabou, né? Isso não é vida!

É claro que, quando se trabalha com o que realmente se ama, com algo que te dê prazer, pular da cama na segunda-feira quando o despertador toca fica bem mais fácil. Mas nem todo mundo tem esse privilégio, e aqui estão algumas dicas pra deixar o mau humor e o preconceito com a segunda-feira de lado e começar a semana da forma mais positiva possível:

DICA 1: PLANEJE-SE 

Desde bem nova eu sempre vi o potencial de me planejar. Quando você se planeja, uma sensação de que tudo está sob controle toma conta da sua mente e não há necessidade para desespero ou preocupação excessiva. Acordar na segunda-feira sabendo que todos os seus compromissos e obrigações estão devidamente planejados é um grande passo pra começar o dia – e a semana! – com o pé direito.

DICA 2: FAÇA LISTAS

Quem me conhece desde pequena sabe bem do meu vício por listas. Nas minhas listas tinha até o horário que eu ia tomar banho ou assistir TV! Passada essa loucura (haha!), hoje eu sei fazer listas conscientes e que realmente colaboram com a minha rotina. Fazer listas não é perda de tempo. As listas andam de mãos dadas com o planejamento e também proporcionam uma grande sensação de tranquilidade. Além disso, quando você transfere tudo o que está na sua cabeça para o papel (eu ainda gosto do bom e velho papel, mas você também pode usar o computador!), o risco de esquecer algum compromisso ou obrigação importantes desaparece e sua mente pode ficar menos ocupada e tensa! Libere espaço na sua mente para raciocínios e pensamentos mais elaborados e complexos e deixe os afazeres do dia-a-dia seguros em uma lista bem feita.

DICA 3: RESERVE UM TEMPO PARA VOCÊ

Todo mundo concorda que acordar atrasado e ter que fazer tudo com pressa é a pior coisa! No momento em que você já se levanta com pressa, o mau humor toma conta, o pessimismo em relação ao dia inteiro te domina e as chances de você dar uma reviravolta e melhorar seu dia são pequenas! Portanto, certifique-se de respeitar o despertador quando ele toca e ter tempo suficiente para tomar um banho, se arrumar com calma e não perder a hora.

DICA 4: VISTA-SE BEM

Mesmo que você não seja super ligado à moda, vestir-se bem pela manhã dá uma sensação muito positiva de cuidado e de auto-estima, que você leva para o resto do seu dia. Ninguém vai negar que se sentir bem com o espelho (isso inclui tomar um bom banho, colocar uma roupa legal, se maquiar) tem um efeito poderoso em como lidamos com as pessoas e com o dia, porque, só pra lembrar, sentir-se bem consigo mesmo é o primeiro passo para sentir-se bem com o resto do mundo.

DICA 5: TOME UM BOM CAFÉ DA MANHÃ

Por toda a minha infância e adolescência eu pulei o café da manhã por não sentir muita fome nesse horário e por preferir dormir mais uns minutos. Hoje eu vejo o quanto eu errei e o quanto um bom café da manhã é importante para determinar o ritmo do resto do dia! Primeiramente, eu não sentia fome de manhã porque não treinava meu organismo a comer de manhã. No início, é necessário se obrigar a comer até que, com o tempo, o corpo pede comida naquele horário. Depois, vale lembrar que aqueles 5 ou 10 minutos a mais na cama não vão te descansar na mesma proporção que um bom café da manhã vai te ajudar a ter um dia bem mais positivo. Conclusão: deixe esses minutos extras de sono (que são inúteis para o seu corpo!) pra lá e invista em um café da manhã saudável, sem pressa e, se possível, na companhia da família.

LEMBRETE 1: ações positivas desecadeiam outras ações positivas – e isso vale pra tudo! Ou seja, se você toma uma atitude positiva pela manhã, a tendência é que você continue tomando outras ações positivas pelo resto do dia! O mesmo, claro, vale para as ações negativas! Acordar com pressa gera mau humor, que gera insatisfação, que gera raiva e que continua gerando várias outras coisas negativas o resto do dia! Então, cuidado! Faça as escolhas certas logo ao acordar!

LEMBRETE 2: o ser humano precisa de motivação diária para funcionar bem! Então não se assuste se, na segunda-feira (ou em qualquer outro dia!), a sua motivação parece ter sumido de vez. Seja forte e busque-a em algum lugar! Seja na sua família, na sua vontade de fazer sua carreira decolar, naquela viagem dos sonhos, etc! Vi essa frase no blog da Alê Garattoni e achei perfeita:

motivação

Em tradução livre: “As pessoas sempre falam que motivação não dura. Bom, banho também não, e é por isso que recomendamos diariamente” – Zig Ziglar

Vamos levantar da cama e correr atrás dos nossos sonhos?

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