O poder da influência

Influence

Você nunca vai influenciar o mundo tentando ser como ele

Um assunto que vem ocupando minha cabeça é a tal da influência. Vivemos em uma sociedade guiada cada vez mais por influencers, ou formadores de opinião. Qualquer um hoje pode se fazer um formador de opinião, basta ser dotado de uma e colocá-la pra fora em algum meio de comunicação. Se muita gente gostar da sua opinião, pronto, você está influenciando algumas ou, em alguns casos, milhares de pessoas.

Mas já perceberam que isso já virou uma coisa banal? Em toda esquina tem gente falando dos mesmos assuntos, da mesma forma! Aonde foi parar a originalidade, a criatividade e a personalidade de cada um?

Copiar o que os outros já fazem é muito fácil e pouquíssimo proveitoso para a sociedade. A vontade de influenciar pra ficar “famoso” tem se sobreposto à vontade genuína de partilhar um conhecimento, uma ideia, uma experiência ou o que for. E quem ganha com isso? Ninguém. A sociedade fica cada vez mais atolada de conteúdos iguais, imitados e sem vida.

Por outro lado, sabemos que essa coisa de influenciar os outros é mais antiga que tudo, né? Pessoas que se tornam referência em todos os assuntos sempre existiram e não deixarão de existir. A questão é que hoje todos têm plataformas muito mais eficientes e com maior alcance do que se tinha antes. As redes sociais dão um poder muitas vezes maior a cada indivíduo, escondido por trás de cada perfil online. Com aquela conta pode-se mover mundos sem nem sair de casa.

E onde esse poder de influenciar vai parar? Até onde ele é benéfico para todo mundo?

Na minha opinião, o que cada um partilha e como cada um quer influenciar os outros é responsabilidade de cada um. A sociedade recebe coisa demais, de gente demais. E as pessoas são sim influenciadas por essas coisas e isso é muito relevante. Se cada um não cuidar do que escolhe colocar para o mundo todo ver, mesmo que o seu mundo seja pequeno, o resultado disso será – e já caminhamos pra isso – um buraco negro de informações perdidas e sem objetivo.

É isso que você quer deixar para as pessoas? Mais do mesmo?

O toque é só mesmo pra lembrar-nos de que podemos ser bem melhores do que como muitas vezes nos colocamos e que ser original é sempre melhor do que imitar. Antes de partilhar seja lá o que for, veja se aquilo faz mesmo sentido pra você e se foi primeiro partilhado entre você e sua essência.

 

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Interessante (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Newsletter

Curtiu nosso conteúdo e quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine nossa newsletter pra receber, uma vez por semana, o resumo das coisas mais incríveis que encontramos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *