O que eu tenho aprendido sobre o “overthinking”

8e0d28d548588e7f6d537f0673713d89

Overthinking, ou “pensar demais”, sempre fez parte da minha vida. Nunca achei legal – ou inteligente – tomar decisões por impulso e sem levar em conta as consequências que você mesmo pode causar pra você.

Desde muito pequena eu sempre fui muito racional em minhas escolhas e levo em consideração tudo e mais um pouco antes de fazer alguma coisa, ir a algum lugar, fazer uma viagem, comer em algum lugar, ficar amiga de determinada pessoa, estudar certo assunto, ter certa conversa com alguém, e por ai vai…

Pra ser sincera nem consigo lembrar de decisões que tomei sem pensar muuuuuito sobre. Sempre gostei de planejar as coisas, fazer listas, anotar tudo, me organizar, etc. Mas depois de amadurecer um pouco mais, comecei a perceber que tanto planejamento causava muita frustração.

Por motivos óbvios, claro! É tããão difícil as coisas acontecerem do jeito que a gente planeja! Se eu preciso chegar em um lugar às 19hs e planejo sair de casa às 18:30hs (e falo “planejo” porque eu realmente planejo essas coisas! Provavelmente uns 2 dias antes!) e o trânsito no dia está muito pior que o normal e eu me atraso, isso geralmente me dá muiiiita raiva! Mas a culpa foi de quem? Do trânsito?

Não! Foi minha, totalmente minha! Quem mandou eu contar com a boa vontade do trânsito de me deixar chegar onde eu precisava no tempo que eu precisava? O trânsito não tem nada a ver com isso! O que me causou o sofrimento desnecessário foi eu planejar que daria tempo.

Tudo pode acontecer, tudo pode mudar, e seu planejamento pode ir todo por água abaixo, sempre, a qualquer dia ou qualquer hora. Então pra que planejar tanto? E entendam, não estou dizendo que devemos não planejar jamais, apenas não fazê-lo em excesso. Acho que planejamento demais é fonte de muita decepção.

Tenho aprendido isso apanhando um pouco, porque faz parte da minha essência pensar demais. Mas garanto que tem surtido efeitos bem compensadores.

Cada vez que idealizo alguma coisa e ela não acontece como eu queria e eu consigo me controlar e não sentir aquela raivinha porque eu sei que nem devia ter idealizado, é como se tivesse ganhado na loteria! Quem também planeja demais sabe do que eu estou falando.

É MUITO difícil pra gente se controlar quando algo dá “errado”. Aprender que quem estava errada era eu tem me ajudado muito a evitar sofrimento.

Outra coisa que pensar demais faz com a gente é nos paralizar. Se você tem um objetivo, uma vontade, um plano, e você pensa sobre ele em excesso, você acaba não fazendo nada!

Isso porque ao pensar demais, vem o sentimento de medo, e medo paraliza. Muitas vezes, de tanto pensar, deixamos de fazer o que queremos e o que vai nos trazer felicidade porque não conseguimos agir.

Pensar também deveria ter limite! A partir do momento em que o tanto que pensamos nos impede de fazer o que quer que seja, estamos pensando demais.

E nós somos capazes de sermos do jeito que queremos ser, temos o poder de melhorarmos tudo que queremos em nossas personalidades. Não é clichê, é verdade.

O que falta é força de vontade pra acordarmos no dia seguinte e fazermos as coisas diferente. Mas essa força de vontade vem; ela vem no dia em que você se olha e não gosta do que vê.

PicMonkey Collage

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Interessante (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Newsletter

Curtiu nosso conteúdo e quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine nossa newsletter pra receber, uma vez por semana, o resumo das coisas mais incríveis que encontramos!

8 Comentários

  1. Sofi!! Acabei de descobrir seu blog e adorei! Diversificado, antenado e bem escrito. Sou uma over thinker incorrigível e vc está certa – muito planejamento gera frustração pq na realidade não estamos no controle de nossa vida., mas isso é muita filosofia pra esse pouco espaço aqui… rs. Ah, diga ao Evandro que li o texto dele e me deu saudades de todos vcs, família linda que tem um lugar especial na minha vida. Estarei sempre por aqui… Amo cremes e maquiagens!

    • Oi querida, que ótimo achar seu comentário aqui!! Adorei!! Fico muito feliz que tenha gostado do post e do blog, volte sempre!! Vou falar com o papai sim! Precisamos marcar um encontro né?!? Seja muito bem vinda!! Beijo grande!

  2. Sofi!!!! Adorei o post. Também planejo demais as coisas e hoje vejo o quanto isso pode ser prejudicial. Admiro o trabalho que tem feito e espero que vc continue inspirando as pessoas com seus conhecimentos e experiência de vida. Te adoro!

    • Que comentário mais lindo!! Só podia ser seu =)))
      Muito obrigada querida, obrigada por ser uma amiga tão especial e obrigada pelo apoio e encorajamento de sempre!! Beijinhos

  3. Minha netinha, estou encantada com o que está fazendo. Desejo toda felicidade para você porque você merece! Você está no meu coração para sempre. Muitos beijos da sua avó que te ama muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *