Pra ser um pouco mais Alicia Keys

Alicia Keys

Quem já se deparou por ai com as últimas novidades sobre Alicia Keys, cantora, atriz e ativista, com certeza já foi tomado por inspiração, dúvidas, questionamentos, críticas e elogios. E não é pra menos. A carta escrita por ela para o site Lenny Letter – por sinal, recomendo demais o site! Vou falar dele em outro post – é mesmo pra fazer pensar.

Pra quem não sabe do que estamos falando, Alicia contou ao site um pouco da sua jornada rumo à auto-aceitação e como isso a incomodava. Preocupação constante com a aparência desde a infância, medo do julgamento dos outros, insegurança quanto à própria imagem, todas essas aflições super comuns às mulheres também sempre assombraram Alicia.

Com tanta pressão pra ser sempre “mais bonita”, “mais feminina”, “mais arrumada”, “mais maquiada”, ela conta que foi se transformando, mais do que nunca, em uma camaleoa. Mudava de estilo sem parar, se vestia diferente de tempos em tempos, arrumava o cabelo de formas diferentes e nunca se encontrava de verdade.

Antes de começar a escrever seu novo álbum, Alicia fez uma lista com todas as coisas das quais já estava cansada. Uma delas era o quanto as mulheres sofrem lavagem cerebral para serem magras, sexys, desejáveis e perfeitas. Junto com isso vinha o cansaço do constante julgamento que as mulheres sofrem.

Ela conta que estava se dando conta do quanto ela própria se impunha censuras e começou a ficar com medo disso. “Quem era eu afinal? Por um acaso eu ainda sabia COMO ser brutalmente honesta? Quem eu queria ser?”. O que ela mais queria era encontrar respostas para essas perguntas.

Alicia keys

Avançamos para o dia da sessão de fotos para o álbum de Alicia. A cantora saiu direto da academia, com um lenço sob o boné de baseball, para o local combinado e foi surpreendida pela fotógrafa – Paola Kudacki – , que queria fotagrafá-la exatamente como estava. Susto inicial superado, Alicia topou o desafio e garante nunca ter se sentido mais bonita, livre e empoderada em uma sessão de fotos. A ideia da fotógrafa era exatamente passar a realidade nua e crua da cantora que recheou um álbum inteiro de músicas nessa vibe. Era o casamento perfeito, né?

Alicia keys

Resultado da sessão de fotos pós academia

“Porque eu não quero me cobrir mais. Nem meu rosto, nem minha mente, nem minha alma, nem meus pensamentos, nem meus sonhos, nem minhas dificuldades, nem meu crescimento emocional. Nada.” – Alicia

Antes que alguém se limite a pensar que o fato de Alicia passar a aparecer por ai em grandes eventos sem uma gota de maquiagem é jogada de marketing ou mesmo se limite à ‘maquiagem’, vamos aprofundar o raciocínio um pouco mais. O que a gente pode aprender com isso tudo?

Alicia keys

Em um evento recente totalmente makeup free

Se lendo toda essa história você se sentiu pelo menos minimamente inspirada (o) – falo ‘o’ porque homens também sofrem pressão social em vários âmbitos da vida – , é porque tem algo dentro de você que precisa de cuidado. E acho que isso existe dentro de todos nós. A questão aqui não se limita à maquiagem, mas ao que ela representa na sua vida, além de infinitos outros significados que damos às coisas que limitam nossa experiência nesse mundo.

Se a maquiagem pra você é um ritual extremamente prazeroso mas não te impede nem um segundo de sair por aí de cara lavada quando não estiver a fim de se maquiar, ótimo. Se a maquiagem é obrigação na sua vida por medo do julgamento externo, tá na hora de repensar. Se a forma como você se relaciona com as pessoas envolve um auto-controle excessivo para evitar julgamentos, erros ou vergonha, tá na hora de repensar. Se você não se sente confortável pra expressar suas opiniões sinceras e defender seus pontos de vista em meio a um grupo de pessoas, repensar.

Se tivermos sorte, vamos todos morrer lá pros 90 anos. E, pensando friamente, 90 anos tá bem ali. Faz sentido viver se mascarando, se cobrindo, se limitando? Usar maquiagem na hora que der vontade e deixar os produtos pra lá quando tivermos preguiça, sonhar mais alto, partilhar planos, buscar o crescimento em todos os sentidos, passar mais tempo com quem faz sentido pra gente e menos com quem só te incentiva a fazer um certo ‘papel’ na vida e buscar ser feliz de verdade, de forma genuína e sincera, isso sim é objetivo de vida.

A ‘maquiagem’ foi só a forma literal para Alicia entender como se ‘cobrir’ o tempo todo faz mal. Tá na hora da gente também acordar pra isso, né?

O que você achou desse post?
  • Interessante (1)
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Newsletter

Curtiu nosso conteúdo e quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine nossa newsletter pra receber, uma vez por semana, o resumo das coisas mais incríveis que encontramos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *