A importância da organização

organização

 

Se existisse um AA para organizadores anônimos – OA, no caso – eu seria forte candidata. Tenho verdadeira paixão por organização e minha cabeça simplesmente não funciona em um ambiente bagunçado e fora de ordem. Estou constantemente organizando meu quarto, meus armários, minha cama, minhas maquiagens, minha mesa, para que o resto da minha vida consiga fluir!

Outras pessoas já não têm a menor necessidade de viver em um ambiente organizado para se sentirem bem. Não sei se isso é uma característica que desenvolvemos com o tempo, por influências externas, ou se já nascemos assim. Eu sinto que nasci organizada, porque já muito pequena (7, 8 anos) eu perdia madrugadas organizando armários e gavetas, por puro prazer! Algumas pessoas próximas da família até iam falar com a minha mãe, um pouco preocupadas, que isso não era uma atitude muito normal para uma criança! Hoje eu acho isso muito engraçado, mas esse hábito ainda não deu nem sinais de me abandonar – e espero que não dê! -.

Em todas as minhas últimas visitas à livrarias, sempre dava de cara com o livro “A Mágica da Arrumação”, da japonesa Marie Kondo, folheava, pensava, e nunca comprava. O livro foi sendo cada vez mais falado nos canais do Youtube gringos que eu assisto e o interesse foi crescendo, mas ainda assim, sempre achava bobagem porque tenho muitos outros livros na fila para serem lidos.

Semana passada, novamente em uma livraria e com vontade de comprar alguma coisa, parei de lutar contra os meus instintos e finalmente levei o livro pra casa! Agora, já quase no final, posso vir aqui dar minha opinião e recomendar pra vocês.

 

organização

A fama da autora japonesa que se tornou celebridade aos 30 anos de idade pelo método simples, porém muito eficaz, de organização que desenvolveu, não veio à toa. Marie Kondo ensina o método KonMari – seu apelido! -, para que qualquer um possa colocar em prática, sem desculpas. A autora é obcecada por organização desde os 5 anos de idade e começou a estudar o assunto à fundo aos 15. Com a experiência adquirida e depois de ler muitos livros e revistas sobre o assunto criou seu próprio método de organização que ensina a clientes do mundo todo, por meio de consultorias personalizadas, palestras e até alguns vídeos no Youtube. Obs: a fila de espera para contratá-la é de 3 meses!

O vídeo abaixo (super curtinho!) mostra Marie em ação e um pouco de como funciona seu método! No final, ela ainda ensina a melhor forma de dobrar roupas já vista, criada por ela e parte do método:

 

E por que o livro é especial e diferente dos outros sobre o mesmo assunto? A forma como Marie encara a organização é muito honesta. Ela não se apoia em técnicas ultrapassadas do tipo “se desfaça de uma peça de roupa por dia” ou “jogue fora o que você não usa há 1 ano”. A autora enxerga a importância do relacionamento que as pessoas têm com suas peças, sejam roupas ou outras coisas, e sabe como ajudá-las a lidar com isso. Além disso, e, principalmente, Marie defende o efeito dominó que a organização tem na vida das pessoas, por meio de sua experiência e de depoimentos de seus clientes dizendo o quanto suas vidas mudaram por inteiro depois que organizaram suas coisas, seus cômodos, seus espaços. Os efeitos vão de conseguir emagrecer aqueles últimos 3kg ou abrir seu próprio negócio a divórcio do marido que uma cliente percebeu não ser essencial em sua vida! Um entorno organizado reflete em uma vida organizada, estruturada e sob controle. O livro também é super prático, ensinando mesmo a pôr a mão na massa e dobrar as roupas escolhidas para permanecerem no armário da forma mais otimizada possível e a como se desfazer de peças queridas e sentimentais.

Como o recomendado é que se termine de ler o livro antes de agir – porque a vontade é de sair arrumando a casa toda já nas primeiras páginas – estou esperando ansiosa por esse dia para me desfazer de grande parte do meu armário que, por mais organizado que seja, abriga roupas que já não deveriam estar ali há tempos e precisam seguir seu fluxo! Dou notícias quando finalmente colocar o método em ação.

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Interessante (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Newsletter

Curtiu nosso conteúdo e quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine nossa newsletter pra receber, uma vez por semana, o resumo das coisas mais incríveis que encontramos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *