Vamos falar de arte

Na minha família e durante toda a minha vida, arte sempre foi um assunto presente. Meus pais são apaixonados pelo tema e, por isso, eu e minha irmã crescemos ouvindo e aprendendo a respeito. Como quero que o blog seja o mais diversificado possível, com posts sobre assuntos bem variados, porém complementares, pedi aos meus pais que partilhassem aqui um pouco do conhecimento e opinião deles sobre arte e cultura em geral! Espero que gostem!


ART 3

De uns tempos para cá lê-se e fala-se muito sobre arte. Nunca se viram tantas exposições, feiras, tanto no Brasil como no exterior.

Mas, afinal, o que é arte?

Não é fácil definir arte, hoje, tamanha a variedade de formas de expressões artísticas: um IPhone ou uma Ferrari, dependendo do ponto de vista, podem ser considerados obras de arte, assim como uma maquiagem feita de forma diferente do usual. Marcel DUCHAMP, já em 1917, inverteu a posição de um mictório e o que era um simples lugar de fazer xixi virou “A Fonte”  e até hoje assombra o mundo pela coragem do autor em inverter o uso de um simples objeto.

Arte pode ser definida, do ponto de vista formal, como habilidade estética. Fez bonito, fez diferente? Talvez seja uma obra de arte…

Um simples lápis não é uma obra de arte, mas ele, colado a uma folha de papel com um desenho de um alvo e uma poça de sangue desenhada naquele papel pode indicar um protesto contra a violência e a favor da cultura, por exemplo, e acabar virando uma obra de arte.

Vale quase tudo, desde que contenha ou uma nova estética, ou uma beleza que chame a atenção, ou demonstre uma habilidade fora do normal, ou mesmo a excitação da imaginação ou da fantasia.

Não tenha medo: você é uma artista; só que ainda não sabe.

O certo é que devemos estar atentos, pois a arte está bombando e está gerando muito, muito dinheiro ao redor do planeta.

Compra-se bolsa e vestido a preço de obra de arte, mesmo que só quem compre pense assim. Amanhã, quem sabe o quanto esta bolsa vai valer?

Artistas brasileiros estão já na casa dos milhões de dólares: Adriana Varejão, Beatriz  Milhazes, Vik Muniz, dentre vários, geram fortunas com suas obras.

Obras de Adriana Varejão, Beatriz Milhazes e Vik Muniz, respectivamente

Obras de Adriana Varejão, Beatriz Milhazes e Vik Muniz, respectivamente

 

De qualquer forma, gostar de arte, colecionar obra de arte, fazer parte do mundo da arte, tudo isso, indiscutivelmente, é fashion; só em frequentar uma exposição e falar a respeito, as pessoas olham diferente. E tem que olhar mesmo, pois a arte nunca esteve tão na moda.

Só como exemplo, praticamente em qualquer mês do ano, na maioria dos países, há feiras e exposições de arte: BASEL ART FAIR, na Suíça, MIAMI ART BASEL, na Flórida (enorme e excelente), ARTGENOVA, na Itália, ARCOMADRID, e uma das maiores do mundo e mais completas: a TEFAF, em Maastricht, na Holanda.

Enfim, é só entrar na Internet e encontrar uma exposição ou feira de arte exatamente no lugar para o qual você vai viajar.

O melhor de tudo, além da feira em si, claro, é que as cidades que as sediam ficam quase que totalmente voltadas para o evento e isso significa que os bons restaurantes estarão também atentos, com a qualidade no auge, além de eventos paralelos, etc.

Obra exibida na Miami Art Basel de 2013

Obra exibida na Miami Art Basel de 2013

 

Outra manifestação artística mais ou menos recente, mas que promete virar moda (aliás, já virou) são os grafiteiros ao redor do mundo: são os novos gênios da arte. Não acredita?

Pois então, em sua próxima ida a Miami, visite o bairro de Wynwood e veja o que aquele pessoal fez e faz lá. Brasileiros geniais estão incluídos: OS GÊMEOS, O COBRA, dentre outros.

Amigos que estiveram lá em Dezembro viram uma colagem de um artista americano (OBEY), valendo US$ 250.000,00.

Um dos infinitos muros do incrível bairro de grafiteiros em Miami, Wynwood

Um dos infinitos muros do incrível bairro de grafiteiros em Miami, Wynwood

Nas feiras e exposições, prepare-se para ver e ser visto por uma multidão de gente bonita e elegante, celebridades e, claro, muita obra de arte maravilhosa e outras totalmente loucas e incompreensíveis; mas sim, tudo é arte.

Voltaremos ao tema, aguardem.

Um abraço,

Evandro

Imagens: Pinterest.

O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Interessante (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Newsletter

Curtiu nosso conteúdo e quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine nossa newsletter pra receber, uma vez por semana, o resumo das coisas mais incríveis que encontramos!

4 Comentários

  1. Ah não!!! Fiz um comentário enorme e agora vejo que não foi… Não vou repetir mas era pra falar sobre over thinking -me reconheci totalmente, de corpo inteiro !!ahahah e também pra dizer que adorei seu blog e desejo que tenha muito sucesso! Meu vício são os cremes e protetores, mas nenhuma mulher resiste a uma maquiagem não é mesmo??? Estarei sempre por aqui checando as novidades. Beijo grande prá voces 4!!!!

    • Querida, mais uma vez (adorei ler os 3 comentários hahaha) muito obrigada pelo carinho!!! Vamos falar de cremes e protetores por aqui também, com certeza!! Volte sempre!! Beijo para vocês 4 também!!

  2. Olá Evandro e Sofia,

    Não sou uma “conhecedora” de arte, mas gosto muito de arte moderna e contemporânea. Foi muito bom descobrir que o blog falará de temas que me interessam muito. Parabéns ao pai e a filha!!

    • Ei Marisa!! Que delícia achar seu comentário aqui!! Fiquei muito feliz mesmo!! Pretendo manter o blog o mais diversificado possível e arte será um tema recorrente também!! Um grande beijo pra você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *